MINI TAGINE - ASSADOR DE ALHO (1 cabeça)

A Mini Tagine - Assador de Alho funciona como uma pequena panela de pressão.

Feita em cerâmica Faiança esmaltada, com pintura resistente à temperatura de uso de até 170ºC sem alteração de cor, pode ser utilizada em fornos domésticos.

 

PASTA DE ALHO (básica)

Colocar no assador uma cabeça de alho inteira (sem descascar, mas apenas removendo a palha externa deixando os dentes expostos). Em seguida, pré aquecer o forno (pode se utilizar o forno de fogão convencional, ou fornos elétricos) na temperatura média (em torno de 150ºC). Regar generosamente a cabeça de alho com azeite de oliva (extra virgem é mais gostoso !!!). Pode adicionar outros temperos a gosto, tais como, pimenta do reino, cominho, tomilho, tempero sírio, etc. Tampar a Mini Tagine e deixar no forno por cerca de 20 minutos. A pasta estará pronta para ser usada como aperitivo, ou então como tempero para massas e batatas.

 

PASTA DE ALHO E MANTEIGA

Misture a pasta de alho assada na Minin Tagine com manteiga, salsa e cebolinha (tomilho e pimenta do reino, opcionalmente). A manteiga deverá estar em estado pastoso para facilitar a mistura.

As batatas devem ser cozidas com casca. Leve as batatas cozidas à mesa, para que sejam servidas inteiras e com a casca. Com a batata no prato, corte-a em duas partes e passe a pasta de alho em seu interior. No caso da massa, após cozinha-la “ao dente”, leve-a diretamente à mesa e misture-a com a pasta de alho temperada. Se desejar, adicione queijo parmesão.

 

FILÉ MIGNON AO GORGONZOLA COM ALHO ASSADO

1,5kg de filé-mignon (cortado em medalhões)

sal

pimenta do reino

12 dentes de alho assados

3 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Preparo

Alho: assar o alho com azeite na Mini Tagine

Carne: fazer furos na carne e colocar os alhos já assados. Temperar com o sal e a pimenta. Em uma panela, aquecer o azeite e a manteiga e fritar a carne. Retirar a carne.

Na mesma panela, aquecer o azeite e a manteiga, refogar a cebola, acrescentar os alhos amassados e a cebolinha picada. Em seguida, refogar os cogumelos até murcharem um pouco. Acrescentar o creme de leite, o queijo gorgonzola e mexer bem. Se for preciso, ajustar os temperos com o sal e a pimenta.

Juntar a carne na mesma panela do molho e servir.